"Sou estudante! Vim pra lutar! NÃO VOU ME ADAPTAR!"

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Questionamentos.

Ao passarmos fazendo campanha nas salas conseguimos reunir uma série de perguntas recorrentes. Vamos fazer um mini-questionário aqui para sanar quaisquer dúvidas!

1. Vocês são contra partidos políticos?

Não, nós não somos contra partidos políticos. O que somos contra é o aparelhamento das entidades estudantis por partidos políticos - por aparelhamento, entedam utilizar-se da entidade para outros fins que não sejam a luta diária dos estudantes. Exemplo claro disso é a União Nacional dos Estudantes que é comandada pela juventude do PCdoB (chapa 01) há quase duas dácadas e por isso não tem sido vista no combate às medidas do governo que são maléficas à educação. Isso porque o partido é base do governo Lula e, consequentemente, a juventude do partido não se mobiliza para barrá-las. Outro exemplo são o PPS e o PSDB, que são representados nestas eleições pela chapa 03. Caso seja necessário se mobilizar pelo passe-livre, que o Wilson Santos insiste em tentar atacar, será que eles vão fazê-lo?

2. Vocês são uma chapa de reeleição?

Não vamos negar que temos 4 membros da gestão anterior na nossa chapa que, com a experiência da gestão anterior só vêm para ajudar. Mas o que deve ficar claro é que são 4 contra 29 pessoas novas dispostas a construir o movimento estudantil. Assim como há membros da gestão anterior que apóiam outras chapas. Nós nos construímos nas lutas por transporte de qualidade na UFMT, pela defesa do uso dos espaços para festas e alojamentos estudantis luta contra o REUNI. E é isso que deve ficar claro.

3. Você se utilizam do aparelho do DCE para fazer campanha?

Não. Isso é (literalmente) intriga da oposição. O panfleto que mostra membros da nossa chapa sentados no DCE é, no mínimo, idiota. Aquilo foi quando esperávamos para inscrever a nossa chapa, e sentamos no sofá e cadeiras. Qualquer estudante pode se sentar do DCE quando quiser. Aliás, sinta-se a vontade para entrar e conhecer caso não conheça.

4. Dizem que vocês não são independentes coisa nenhuma. É verdade?

Sim, somos independentes do GOVERNO, PARTIDOS POLÍTICOS e REITORIA, ou seja, não existem pessoas na nossa chapa filiadas a partido nenhum; não aprovamos as medidas do governo para a educação (e muitos outros setores); e não fizemos campanha pró-Maria Lúcia ou qualquer candidato nas eleições para a Reitoria. O que existe são pessoas na nossa chapa que militam em uma organização política - um grupo de pessoas que resolveu se juntar para discutir políticas para a universidade e outros setores. Nada mais. Se alguém te disser que isso é um partido político mande a pessoa estudar um pouquinho de Ciência Política ou avise que um partido deve ter...

1.aquisição da personalidade jurídica do partido, que é feita através do registro do estatuto no Cartório do Registro Civil das Pessoas Jurídicas, da Capital do Distrito Federal. O requerimento deve ser subscrito pelos seus fundadores, cujo número não poderá ser inferior a 101 eleitores, com domicílio eleitoral em no mínimo um terço dos estados;
2.buscar o apoiamento de eleitores correspondente a pelo menos:

a) ½ (meio por cento) dos votos dados na última eleição geral a Câmara dos Deputados, não computados brancos e nulos. Hoje seriam aproximadamente 228.000 assinaturas;

b) distribuídos por 1/3 (um terço) ou mais, dos estados; equivale a 9 estados;

c) com um mínimo de 1/10% (um décimo por cento) do eleitorado que haja votado em cada um deles. Hoje seriam aproximadamente 4.700 assinaturas, no estado do Paraná.

3.O partido político, após adquirir personalidade jurídica na forma da lei civil e se organizar em cada estado, deverá registrar seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral.
..."só" isso.

5. Você tem algum conselho para as eleições do DCE?

Mas é claro! Compareça aos debates, estude as propostas (das chapas que tiverem algumas), preste atenção e não acredite em tudo o que escutar. Vote com consciência para que o DCE seja uma entidade representativa que lute pelos direitos dos estudantes. Não acredite em propostas politiqueiras (que vão pintar seu bloco, brigar com seu professor quando ele for "malvado" com você e, de quebra, ainda vão fazer sua lição de casa). Lembre-se que em um ano muita água vai rolar!

Um comentário:

Açao popular disse...

Muito bom
muito esclarecedor!!!