"Sou estudante! Vim pra lutar! NÃO VOU ME ADAPTAR!"

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Debate mostra claramente a cara das três chapas

Aconteceu ontem de manhã, no Instituto de Linguagens (IL) o primeiro debate entre as chapas que concorrem nas eleições para o DCE UFMT. O intuito era mostrar o enfrentamento de propostas para que os estudantes pudessem estar bem embasados na escolha de seus votos. Foram feitas as apresentações das chapas, perguntas entre as mesmas, perguntas da plenária e considerações finais.

Apesar da falta de participação ativa de estudantes sem voto definido (e até dos membros das outras chapas), foi possível verificar o discurso usado por cada uma em suas campanhas. Em um sorteio foi escolhida a ordem de apresentação e respostas às perguntas, sendo primeiro a chapa 3, seguida da chapa 1 e depois a chapa 2.

Com uma grande eloquência e articulação os coordenadores gerais da chapa 3 mostraram que estão aptos a construir um movimento estudantil nunca visto. Uma chapa claramente partidária, suas propostas eram de cunho estrutural, sem mencionar posturas políticas, o que renega a função do DCE de ser uma entidade política.

Um pouco no sentido da chapa 3, mas baseando sua campanha pura e simplesmente do acusacionismo, a chapa 1 também mostrou-se baseada em um partido político. Quando perguntados por um estudante de Comunicação Social sobre suas propostas, a chapa 1 citou vários projetos que já estão em andamento, o que deixa à mostra a falta da participação de estudantes independentes na chapa.

A chapa 2 buscou responder claramente as perguntas, evitando ficar somente acusando e respondendo as acusações de seus adversários. Tentou ao máximo esclarecer as dúvidas de seus colegas estudantes ali presentes e mostrou a que veio: defender a universidade pública e de qualidade!

Serviços:
O próximo debate acontecerá no IB, no período da tarde, na próxima terça-feira (23.09).

Nenhum comentário: