"Sou estudante! Vim pra lutar! NÃO VOU ME ADAPTAR!"

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Em defesa dos H.U’s


Compreendemos os principais problemas vividos atualmente pelos estudantes da Área da Saúde como a luta pela construção do novo Hospital Universitário e a tentativa de implantação do Projeto de Lei PLP 92 / 2007 (Fundação Estatal de Direito Privado) nos Hospitais Universitários.
Em relação a esse último projeto, o que se diz é que a gestão dos H.U’s é difícil, devido ao congelamento e redução dos orçamentos destinados às Universidades e Hospitais Públicos. Verdade! Mas ainda assim, mesmo após vários anos sem investimentos e sem uma orçamentação definitiva, os 45 HU's por todo o Brasil são responsáveis por 50% dos casos de média-alta complexidade.
Entendemos que, além de colaborar com a privatização do ensino público, se implantadas, essas Fundações de Direito Privado comprometem, com sua atuação, a liberdade acadêmica, direcionando a formatação de cursos, currículos e pesquisas para atender aos interesses do mercado, em detrimento das demandas sociais.
Ou seja, muitas pesquisas de relevância pública que deveriam ser livres de interesses mercadológicos ficam comprometidas pelo caráter comercial da relação entre a fundação e os grupos de pesquisa.
Por isso somos contra as Fundações Estatais de Direito Privado e acreditamos que as medidas para melhoramento dos HU’s devem vir de um investimento mais amplo e eficiente do Governo Federal. O DCE deve organizar a luta em defesa dos HU’s, pela ampliação de seu financiamento público e de seus serviços voltados à melhoria da qualidade de vida e ao atendimento da população mais carente!

- Investimento público nos Hospitais Universitários!
- Construção do novo Hospital Universitário Já!
- Contra as Fundações Estatais de Direito Privado!

Nenhum comentário: